English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

16 julho 2013

O que VOCÊ considera IGREJA?


Significado

Igreja: origem grega (ekklesia). Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados. A expressão Igreja revela de forma primária a sua essência: “chamados para fora”. Desta forma, significa também um grupo ou reuniões de pessoas que foram chamadas para saírem do pecado e servirem em santidade ao Senhor.

Há quem entenda a Igreja como um edifício, um prédio ou um espaço físico onde se congregam pessoas com objetivo de oferecer culto há algo ou alguém. E por entenderem que a Igreja é apenas uma organização ou uma instituição civil sem fins lucrativos as pessoas visualizam cada vez menos o Evangelho de Cristo e mais o poder organizacional. Definitivamente a Igreja não é um mix de concreto, cargos, papéis, ofertas e afins! É obvio que os verdadeiros cristãos podem se unir em lugares específicos para adorarem a Deus, todavia, isto, não é a razão maior para o ser Igreja e sim a consequência. Temos ensinado que igreja é escola e hospital, respectivamente local de ensino da palavra de Deus e ambiente favorável as curas emocionais e físicas, pelo exercício da fé.

A Igreja é um organismo vivo!
De fato, a Igreja é um organismo vivo ou um corpo constituído de elementos que interagem e promovem mudanças no meio onde vivem. A Igreja é o Corpo de Cristo que foi comprada pelo seu sangue para viver em santidade (separados do pecado) e promover o evangelho da vida eterna aos homens. Deus jamais habitaria em blocos de cimento – At 2.38-47, I Co 12.12-27, Rm 12.4-5

A Igreja não precisa ter um nome
A tentativa de “privatizar” a Igreja do Senhor dando-lhe nomes e títulos com fins institucionais é completamente inútil, visto que a mesma foi resgatada pelo sangue de Cristo e se discerne no contexto espiritual. Mesmo que estejamos sob o aspecto físico (seres humanos) Deus não nos vê segundo a carne e sim segundo o Espírito – Gl 6.1, I Co 2. 14-16

A formalização ou institucionalização de grupos cristãos se deve ao fato de o Estado (União) segundo as leis civis, exigir certos requisitos para o funcionamento legal da congregação, um deles é a identificação através de uma razão social. Logo, o nome representa a organização, enquanto A Igreja nascida do Espírito, ou seja, cada um de nós representa Jesus Cristo. Aleluia!
Devemos considerar também que as nomenclaturas (nomes) de igreja, causam mais divisões do que consenso. Por este motivo os nascidos de novo, são chamados simplesmente: Igreja. E a palavra de Deus, reforça este motivo afirmando que “...Em nenhum outro nome a salvação” – At 4.12, I Tm 2.5-6

Como Deus trata a sua Igreja
Corpo de Cristo – Cl 1.18, Cl 1.24, Ef 1.22-23, I Co 12.12-27
Santuário de Deus – I Co 3.16, I Co 6.19; II Co 6.16, I Pe 2.5
Rebanho de Cristo – At 20.28, I Pe 5.2;
Povo de Deus – I Pe 2.9; Ap 1.5-6;
Família de Deus – Ef 2.19;
Comprados pelo sangue de Cristo – I Pe 1.18-20, Ap 5.9;
Os cristãos em todo o mundo formam a Igreja Universal de Cristo – Mt 16.18, Ef 2.20, I Co 1.2-3, Rm 1.7, Cl 1.1-6, Hb 12.23

A Igreja Local
Não há nas escrituras de forma literal a expressão igreja local. Porém, há vários fatos bíblicos que apontam a Igreja se reunindo em locais específicos (casas, regiões, cidades) para compartilhar o evangelho de Cristo através do ensino da palavra e ajudas voluntárias entre os irmãos.
A Igreja local pode ser definida como um grupo de discípulos de Cristo que se juntam em lugares particulares que comungam dos mesmos ideais e tem como objetivo proclamar o Evangelho das boas Novas. Os Grupos de Multiplicação (GM) são exemplos clássicos de Igreja local, que se reúnem nas casas dos irmãos com o objetivo de ensinar a palavra de Deus, promover a solidariedade e fortalecer os laços afetivos. 

A Igreja local está baseada nos seguintes princípios:
Uma associação voluntária de discípulos – At 9.26-28;
Tem uma orientação comum – At 14.23, At 4.32-37;
Comungam e perseveram na Fé – At 2.42-44;
Compartilham e atendem as necessidades mutuamente – At 2.42-46;
Adoram a Deus coletivamente – AT 2.1, At 2.47, Ef 5.19;
Recebem a orientação divina para consagração de ministros, visando a edificação do Corpo de Cristo – Ef 4.11-13;

É bom saber
*Católica: significa à Igreja Universal é utilizada desde o século I, alguns historiadores sugerem que os próprios apóstolos poderiam ter utilizado o termo para descrever a Igreja.
*Apostólica: Deriva da palavra apóstolo. Faz referência também aos ensinos dos apóstolos ou que tem base nesses.
*Igreja Católica: Igreja Universal baseada nos ensinamentos dos Apóstolos. Infelizmente a instituição de origem romana tradicionalmente conhecida por este nome se afastou radicalmente desses ensinos. O que motivou o renomado monge Martinho Lutero (Sec. XVI) a produzir uma lista com 95 teses, defendendo a salvação e justificação pela fé, contrariando a liderança papal e dando início a Reforma Protestante.
Fonte: Wikipédia, comentarista. 



Pr. Josean Dantas
CTPV


Nenhum comentário:

Postar um comentário