English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

04 julho 2013

A Origem das Enfermidades


Ainda existem pessoas que acreditam que Deus tanto promove a doença como a cura. Esta crença é totalmente desprovida da verdade e contrária aos ensinos bíblicos sobre a natureza e o caráter de Deus. Na verdade esta é uma tentativa simplista e humana para encontrar um culpado para os mais variados problemas que perturbam a humanidade. E desde os tempos antigos, Deus sempre foi e parece que sempre será o alvo da ira dos homens, particularmente dos incrédulos. Já que não seria racional acreditar que tenha filhos de Deus, nascidos de novo em Cristo que atribuam ao Senhor a origem das enfermidades. Então para nosso entendimento devemos levar em consideração estes pontos básicos:

O homem pecou, quebrou a aliança com Deus, morreu espiritualmente e deu legalidade (validação) a maldição sobre sua descendência – E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gn 3.9 (Deus procurava pelo homem criado perfeito em todos os níveis) em Adão o pecado separou a humanidade de Deus, por isso a pergunta divina: Onde estás? Pois não consigo ter comunhão com você  “... Maldita é a terra por causa de ti...” Gn 3.17, ou seja, a maldição imposta à humanidade em Adão por causa da DESOBEDIÊNCIA trouxe sérios prejuízos não somente aos humanos mais a vida na terra. A desobediência provocou (estimulou) a sentença divina: “O Senhor te fará pegar a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possui. O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, e com a quentura, e com o ardor, e com a secura, e com destruição de sementeiras e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças...” Dt 28.21-22, “Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniquidades...” Is 59.12 – O termo maldição tem significado abrangente: fatalidade, desgraça: acontecimento lamentável, funesto; infortúnio, desventura, infelicidade, flagelo. “Porque o salário do pecado é a morte...” Rm 6.23.

É da natureza do Diabo viver pecando – “... Porque o diabo peca desde o princípio” I Jo 3.8 “...ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” Jo 8.44

Tendo como base estes versículos entendemos que o pecado deu origem as doenças e o Diabo recebeu legalidade para promovê-las em virtude dessa condição. Logo o pecado é uma espécie de condutor que favorece e dá autoridade ao Diabo e aos Espíritos imundos para atuarem. Porque depois que o homem perdeu a comunhão com Deus, se tornou escravo das trevas – Cl 1.13 – e filho do Diabo – I Jo 3.9-10 e estas características o credencia a sofrer de todos os males que fazem parte do caráter do maligno, inclusive as enfermidades. Já que Satanás personifica tudo o que é mal, ruim e danoso... Pois se homem não tivesse pecado não haveria maldição, consequentemente não haveria os muitos males sofridos na carne (homicídios, contendas, doenças e afins).

As doenças afligem quando recebem legalidade espiritual para agirem

É lamentável, mas, entre aqueles que são chamados filhos de Deus, há quem acredite que se uma determinada doença atingir o seu corpo certamente tem a vontade Divina. Pois, Deus assim desejou tratar ou ensinar seu “filho” de alguma forma, para o seu crescimento espiritual porque é algo misterioso! Não. É ignorância! Vejamos os aspectos que dão legalidade as enfermidades:
  • Viver pecando deliberadamente – Is 59.2,12, Ec 5.13-17 (vida gananciosa), I Co 11.29-30, Gl 5.19-21 (obras da carne);
  • Vida de incredulidade – Rm 14.23, Mt 13.58;
  • Não conhecer a vontade do Pai – Tg 1.17-18, Jo 3.27; Rm 12. 2;
  • Ignorância Espiritual – 8.32, 36, Rm 8.1-2;

Há pessoas que não sabem diferenciar os termos permissão (autorização, consentimento, licença) e desejo (vontade de possuir ou fazer algo). Deus pode permitir que determinadas coisas aconteçam mesmo não desejando que isso estivesse acontecendo. Porque a permissão divina, caminha pelos seguintes aspectos: 

1.livre arbítrio dado ao homem; 
2. pecado original (O pecado de Adão)

Um homem saudável resolve fumar cigarros durante 40 anos de sua vida de forma ininterrupta. Deus não podia impedi-lo de agir assim, porque lhe deu o direito de escolha. O homem decide fumar mesmo sabendo que é prejudicial à saúde – Pv 10.23 (praticando a iniquidade) – e esta desobediência deve-se a sua natureza espiritual decaída controlada pelo Diabo que diariamente investe sutilmente em sua mente – Ef 6.16 (batalha na mente) – o conduzindo a destruição. Após esses anos de vício são inevitáveis às consequências, o homem é acometido de um câncer de pulmão e vem a falecer. Compreendemos que Deus não deseja que ninguém fique doente, apesar de permitir em função do livre arbítrio e do pecado original. Todavia, ainda haverá quem afirme que “fulano” morreu de câncer por que fora castigado por Deus. Incrível as pessoas isentam o Diabo e atribuem ao Senhor as obras do maligno – Jo 10.10 – afirmando o que a palavra de Deus não afirma. Deus sempre nos dá o que é bom, porque ele é o Deus da vida abundante.


Pr. Josean Dantas
CTPV

Nenhum comentário:

Postar um comentário