English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

11 agosto 2013

A origem da IGREJA!




A Igreja de Cristo sempre existiu na mente e coração do Pai, desde antes da fundação do universo.
“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” Efésios 1.4

”O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.” I Pedro 1. 20

O plano de Salvação estava traçado por Deus desde o eterno passado. O sacrifício fora feito antes da fundação do universo, isto é, antes mesmo de ser efetuado no calvário, o cordeiro já era conhecido pelo Pai.

O Novo Povo de Deus
No princípio a igreja é considerada como uma seita do judaísmo. At 24.5, At 28.22. A igreja é formada dentro do ventre de Israel, embora se configurou como Igreja em At 2, ela já estava em formação desde o nascimento de Jesus 33 anos antes. Assim os dois tem vida própria e cedo distinguem-se um do outro, embora ambos são chamados "o povo de Deus".

A igreja distingue-se de Israel de várias maneiras, mesmo que estas características estão prefiguradas no Antigo Testamento: Ela é o corpo de Jesus Cristo neste Mundo. Seus símbolos (batismo e ceia) são baseados no evento realizado uma vez para sempre na morte de Jesus. Ela é universal, sem nenhuma base em raça ou cultura

Em uma ordem lógica, podemos admitir que: Deus fundou a Igreja, Jesus Cristo formou a Igreja e o Espírito Santo confirmou a Igreja. Assim, o projeto no coração de Deus, a formação pelo ministério de Cristo e a confirmação, no dia de Pentecostes, pelo poderoso derramamento do Espírito Santo.

A fundação da igreja
”E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo”. Efésios 3.9
A Igreja que antes era um mistério “oculto em Deus” fora revelada em Cristo, tornando-se o "segredo de Deus" conhecido aos homens. A expressão “oculta em Deus” indica que a igreja esteve sempre na mente de Deus, e vindo a ser conhecida pelo ministério terreno de Jesus Cristo e o Espírito Santo.

O nascimento da igreja
A Igreja de Cristo iniciou sua história com um movimento de âmbito mundial, no dia de Pentecostes, cinqüenta dias após a ressurreição e dez dias depois da ascensão do Senhor Jesus Cristo ´- At 2
Na manhã do dia de Pentecostes.
  • 120 seguidores de Jesus oravam reunidos;
  • Línguas de fogo desceram sobre eles;
  • Falaram em outras língua;
  • O tríplice efeito do Pentecostes;
  • Iluminou a mente dos discípulos;
  • Compreenderam que o Reino não era político;
  • Deveriam estar totalmente na dependência do Espírito Santo
A Plenitude do Tempo “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” Gálatas 4.4
A Palestina onde o cristianismo deu seus primeiros passos ocupava uma posição geográfica privilegiada, pois ocupava uma área onde era a encruzilhada das grandes rotas comerciais que uniam o Egito à Mesopotâmia, e a Arábia com a Ásia Menor. Por isso vemos na história descrita no Velho Testamento, esta área tão cobiçada sendo invadida por vários impérios.

A língua predominante na época era o grego. Uma língua universal, apesar de o império dominante ser o Império Romano, que unia em um só governo boa parte do mundo conhecido. Era um governo pacífico e próspero e suas cidades estavam em progresso e viajar não era mais difícil pois muitas estradas foram construídas.

Apesar de haver muitas religiões e filosofias (a política dos romanos era, em geral, tolerante em relação a religião e aos costumes dos povos conquistados) o mundo estava vazio espiritualmente. Assim o mundo estava pronto para a recepção de uma nova religião.

Jesus nasceu dentro deste contexto e que bíblicamente se conhece como "plenitude dos tempos" Gl:4.4-5. A igreja, respondendo às ansiedades da época com a revelação de Deus em Jesus, conseguiu rapidamente conquistar o Império.

A "plenitude do tempo" não quer dizer que o mundo estivesse pronto a se tornar cristão, mas quer dizer que, nos desígnios de Deus, havia chegado o momento de enviar o seu filho ao mundo.


CTPV
com base nos comentários de José Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário