English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

23 julho 2014

Está na hora de você LEVANTAR o NOSE HIGH!


O painel de um avião é repleto de indicadores. O piloto precisa ter acesso a diversas informações constantemente para conduzir o avião em segurança dentro do percurso estabelecido. Um dos indicadores mais importantes – e que, consequentemente, fica bem na frente do piloto – é o Indicador de Atitude. Não, eu não escrevi errado. Não se trata do Indicador de Altitude, mas de Atitude mesmo!

O INDICADOR DE ATITUDE mostra a posição (atitude) da aeronave em relação à linha do horizonte. Quando o avião está subindo a atitude é nose-high (nariz-alto), pois o nariz do avião encontra-se acima do horizonte. Quanto o avião está descendo, nose-down (nariz-baixo). Os pilotos se interessam pela atitude do avião porque isto indica sua performance. A performance do avião depende de sua atitude; para mudar a performance, é necessário mudar a atitude! Nenhum avião pode elevar sua altura se a sua atitude for negativa.

Bem que nós poderíamos ter um Indicador de Atitude para nossas vidas! Dessa forma poderíamos saber instantaneamente se nossa atitude está nos conduzindo para cima ou para baixo.

Da mesma forma que para um avião, a nossa atitude determina a nossa performance. Em outras palavras, as nossas atitudes irão determinar se estamos caminhando para uma posição mais alta e excelente (nose-high) ou para uma posição mais baixa e medíocre (nose-down).

Existem algumas ideias e conceitos errados que foram sendo alimentados dentro da Igreja e que não têm fundamento na doutrina bíblica. Por exemplo: se Deus quiser, vai acontecer;se for da vontade de Deus, ninguém vai poder impedir;se aconteceu (ou não) foi porque Deus quis (ou não) assim;se Deus fez uma promessa, ela vai se cumprir independente do que eu fizer ou deixar de fazer.

Veja alguns exemplos bíblicos de pessoas que precisaram tomar a atitude certa para poder receber aquilo que esperavam em Deus:
JOSUÉ (Josué 1:2-9) – Após Moisés morrer, Josué foi estabelecido como seu sucessor. Deus então fala a Josué: “você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que EU estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés EU darei a vocês”. Apesar de ser uma promessa de Deus, Josué não iria alcançar a concretização da promessa de modo passivo. O mesmo Deus que fez a promessa também disse a ele: “seja forte e corajoso, porque VOCÊ conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados”.
 
MULHER DO FLUXO DE SANGUE (Marcos 5:24-34) – Esta passagem narra a história de uma melhor que por 12 anos sofreu de um tipo de hemorragia e gastou tudo o que tinha com médicos na tentativa de ser curada, mas nada adiantou. Certa vez ela ouviu falar sobre Jesus, aquele que tinha o poder de realizar milagres. Em seu coração ela pensava: “Se EU tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada” (v.28). Entretanto, ela só conquistou a cura no momento em que “chegou por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto” (v.27). Algo que me chama muita atenção neste texto é que Jesus foi apenas o agente passivo neste milagre. A Bíblia diz que “no mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder” (v.30). Jesus, então, explica à mulher que ela foi a agente ativa na realização do milagre: “Filha, a SUA fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento” (v.34), em outras palavras, “Filha, a sua atitude de fé foi a responsável por dar a você aquilo que você esperava”.
 
PEDRO(Mateus 14:25-29) – Ao ver Jesus andando sobre as águas, Pedro disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas” (v.28). Jesus prontamente respondeu: “Venha. Então PEDRO saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus” (v.29). Pedro só foi capaz de andar sobre as águas porque ele saiu do barco. A sua atitude gerou o milagre!

ATITUDES SÃO FRUTO DA FÉ, não há como negar! Por outro lado, as atitudes são indicadores da nossa fé. Se tivermos fé, produziremos ações correspondentes.

“Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: ‘Você tem fé; eu tenho obras’. Mostre- me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.”(Tiago 2:17-18)

ATITUDES GERAM MUDANÇAS, muitas vezes radicais… Não tenha medo das mudanças. Eu sei que elas podem ser assustadoras, imprevisíveis, mas olhe para elas de uma outra forma: elas podem ser a chave da porta que você tanto deseja abrir!

Para encerrar esse assunto, deixe-me contar uma parábola.Um criador de galinhas encontrou o ovo de uma águia e o colocou sob uma galinha para ser chocado. Após algum tempo, o filhote de águia nasceu e foi criado como se fosse um pintinho. Aquela aguiazinha cresceu com a convicção de que era uma galinha. Ela ciscava como uma galinha, comia como uma galinha, caminhava como uma galinha, vivia no galinheiro como uma galinha.

Ela cresceu ouvindo que o seu lugar era ali na terra e que não poderia desfrutar do céu, pois não tinha capacidade de voar. Mas havia algo dentro dela que não a deixava se sentir confortável ali. Ela olhava para o céu, para as grandes aves voando, e desejava estar lá, entretanto, ela foi condicionada a acreditar que não tinha condições de chegar lá. Certo dia, enquanto sonhava em voar, sem perceber começou a bater suas asas. Começou lentamente, mas depois foi acelerando. Quando abriu os olhos, tomou um susto: estava voando! Naquele momento ela percebeu o motivo de se sentir tão diferente dos seus “irmãos”: ela era uma águia, não uma galinha!

Não é o seu ambiente que define quem você é, mas a sua natureza!Entretanto, não é a sua natureza que define o que você fará, mas a sua atitude!Deus te deu asas para voar! Ajuste sua atitude, bata suas asas e corra em direção àquilo que Deus colocou no seu coração!

 



Rafael Keidann
Pastor Auxiliar na Igreja Verbo da Vida em Curitiba- PR

Fonte: www.verbodavida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário