English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

25 maio 2013

Como ser Guiado pelo Espírito de Deus


Na velha aliança
Na velha aliança o povo era guiado por homens (reis, sacerdotes e profetas), geralmente estes eram escolhidos por Deus para dirigir as pessoas. Homens como Moisés, Samuel e Davi entre outros são exemplos de liderança popular. Estes eram vistos como pessoas iluminadas, pois o povo reconhecia a unção de Deus sobre eles para os guiá-los onde quer que o coração destes homens desejassem chegar ou que propósito alcançar. Estes eram tempos em que a graça de Deus (Jesus) não tinha sido estabelecida e todos eram espiritualmente mortos, pois o povo vivia sob o ministério da lei (ministério da morte) e pelas obras da carne, (olho por olho, dente por dente) por este motivo Deus escolhia homens para guiar outros homens para se fazer conhecido e entendido.
Referências: II Co 3.7, Hb 8.1-13, Ef 2.1-10, Jo 3.3, Ex 24.17-21

Na nova aliança
Com a morte e ressurreição de Cristo e a promessa da vinda do Espírito Santo como consolador da Igreja, a comunicação entre Deus e os homens tomou uma nova dimensão. O Espírito que estava sobre os homens manifestando a unção de Deus, passa agora há habitar no coração do homem nascido de novo (no seu espírito) e passa a dirigir a sua vida. O resultado é um homem interior (ser espiritual) transformado e o homem natural andando em novidade de vida com atos de justiça.
Referências: Jo 14.16,26, Jo 15.26, Jo 16.7, II Co 5.17, I Co 6.19, Hb 3.6

TRÊS FORMAS QUE DEUS USA PARA GUIAR OS SEUS FILHOS

Jamais estaremos sozinhos, Ele prometeu que estaria conosco para sempre, através do seu Espírito que Ele enviaria para nos consolar (Igreja). De fato ele enviou aos nossos corações o Espírito da verdade (Gl 4.6) e hoje somos um só com Ele. Devemos nos manter sensíveis, a sua voz, para entender com maior intensidade os desejos do seu coração para nós.

A Voz do Espírito Humano Guiado pela Palavra
Na consciência humana transformada pela palavra que se torna tranqüila e suave para tomar decisões. Quando não tínhamos entendimento sobre as coisas espirituais, andávamos segundo os nossos sentimentos e éramos geralmente enganados por eles. Porém quando nascemos de novo somos aperfeiçoados pela meditação da palavra e a nossa consciência vai se conformando por causa do conhecimento espiritual revelado na palavra de Deus.
Sl 1.1-2, Atos 23.1, Atos 24.16, I Co 4.4, II Co 1.12, Rm 9.1

O Testemunho Interior
Percepção Espiritual. No próprio Espírito do homem recriado (nascido de novo) É uma testificação que se levanta dentro de nós. Uma forte impressão espiritual que nos avisa sobre coisas e fatos que estão acontecendo ou que irão acontecer. Uma espécie de “sensor espiritual” que é disparado para nos avisar sobre situações ou decisões que precisamos tomar e coisas que precisam ser resolvidas.
Atos 16. 16-18, Atos 27.1-44, Rm 8.16, Ef 1.13, Atos 14.8-10, Atos 20.22-23

A Voz do Espírito Santo
Deus falando de forma clara e audível ao nascido de novo. Deus falando de forma direta, sem intermediações. Se manifestando de forma induvidável. I Sm 3.1-11, Atos 10.19, Atos 13.2,
Vale ressaltar que no Espírito nós não sentimos. Nós PERCEBEMOS. A alma é que sente por causa dos sentidos humanos (visão, fala, audição, olfato, tato) são eles que recebem as informações (sensações) externas e nós respondemos as estas com alegria, tristeza ou indiferença. Portanto o espírito: percebe – a alma: sente.


Pr. Josean Dantas
CTPV - Centro de Treinamento Palavra da Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário